O monitoramento ativo de sites é muito útil para descobrirmos quando alguma coisa não está bem. Tanto podemos saber se o site está levando mais tempo para responder as requisições do que o normal, como também identificar quando o site fica completamente inacessível.
Há diversas ferramentas disponíveis para este serviço, tanto gratuitas quanto pagas, e muitas delas incluem muitas outras funcionalidades além do simples monitoramento de sites, o que torna a configuração e uso destas ferramentas complexo.
Em minhas buscas encontrei o PHP Server Monitor, uma ferramenta simples e que faz exatamente o proposto, monitorar sites. Ele monitora a disponibilidade e latência dos sites e serviços, calcula o “uptime” e mostra em gráficos essas informações, além de emitir alertas em caso de indisponibilidade dos sites monitorados.
O PHP Server Monitor é de fácil instalação, rodando em praticamente qualquer instalação PHP e MySQL. Os requerimentos oficiais são:
-> Servidor Web capaz de rodar PHP
-> Banco de dados MySQL
-> Para PHP5: 5.5.9+
-> Para PHP7: 7.0.8+
-> Extensão cURL do PHP
-> Driver PDO mysql do PHP
Com os requerimentos previamente disponibilizados, basta descompactar o arquivo .ZIP do PHP Server Monitor em seu servidor Web. Ao acessar a página “install.php” você será orientado em como fazer a conexão com o banco de dados e, se for o caso, editar manualmente o arquivo de configuração.
Não se esqueça de criar o job CRON, no Linux, ou Agendar uma Tarefa, no Windows, para que o PHP Server Monitor possa atualizar as informações automaticamente.
Mais informações sobre o processo de instalação estão na documentação do PHP Server Monitor.
Eu particularmente, já fiz a instalação em Windows com IIS e com Linux e Apache, ambas funcionaram perfeitamente.
Há suporte ao nosso idioma, basta ir ao menu Config e alterar o idioma.
O PHP Server Monitor possui três tipos de monitoramento, Ping, Service e Website.
Ping faz exatamente o que o nome sugere, envia um simples ping para o hostname ou IP.
Service é para o monitoramento de portas, ou seja, se há algum serviço respondendo em uma porta específica.
Já o monitoramento de Websites é o mais completo, ele nos permite informar o tipo de requisição que queremos (GET, PUT, POST, etc), os parâmetros a serem passados na chamada ao site e autenticação. Além de monitorar disponibilidade, por timeout e código de retorno, e latência, pode monitorar também a validade do certificado SSL do site.
Ainda é possível indicar se é esperado algum texto específico no retorno do site. Por exemplo, há uma página web que já monitora a disponibilidade de alguns sites, mas esta página não salva dados estatísticos e nem gera alertas no caso de indisponibilidade dos sites. É possível usar o PHP Monitor Server em conjunto para verificar se ao acessar a página de monitoramento é retornado o texto, por exemplo, “Site A DOWN”. Com isso o PHP Server Monitor registraria a indisponibilidade do site e dispararia um alerta.
Para adicionar um site para monitoramento é muito simples, clicar no meu servidores e depois no botão Adicionar Novo.
As informações mínimas para começar a monitorar um site são:
-> Etiqueta: Nome de exibição no monitor
-> Domínio/IP: Hostname, endereço IP, ou URL
-> Tipo: Tipo de monitoramento. Dependendo do tipo escolhido outras opções aparecerão. Para websites é possível informar se deve ser feito monitoramento da validade do certificado SSL (indique o número de dias antes da expiração para ser informado, ou 0 para desabilitar), tipo de solicitação (GET, PUT, POST, etc), parâmetros a serem enviados na chamada à URL, campos a serem inseridos no “header”, autenticação, códigos de retorno a serem considerados como site disponível, e cadeia de palavras a serem pesquisadas no retorno do site.
No caso do tipo escolhido for Service, aparecerão novos campos para escolha da porta a ser monitorada, e no caso do monitoramento do tipo Ping, nenhum campo adicional é exibido.
O status do novo site será atualizado quando o próximo job CRON for executado, ou manualmente, ao clicar em Atualização, no menu.
Em qualquer página, ao clicar no nome do servidor serão exibidas informações adicionais sobre ele, quando foi a última vez offline e qual o motivo, bem como o retorno da última conexão bem sucedida.
Logo abaixo são apresentados os gráficos.
Sobre os alertas, vários serviços podem ser usados, mas a maioria deles requerem a compra de créditos. Na versão atual estão disponíveis alertas por:
-> Email
-> SMS
-> Pushover
-> Telegram
-> Jabber
Conclusão, o PHP Server Monitor é eficaz no que se propõem a fazer, recomendo.